05/04/2012

Médicos e enfermeiros reunidos após anúncio de fecho da Maternidade Alfredo Costa

Médicos e enfermeiros da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, vão reunir-se ao início da tarde para tomar medidas após terem tido conhecimento de que esta instituição vai encerrar, segundo fontes médicas.
 
foto Bruno Simões Castanheira/Arquivo
Médicos e enfermeiros reunidos após anúncio de fecho da Maternidade Alfredo Costa

 
De acordo com as mesmas fontes, a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale de Tejo comunicou quarta-feira aos diretores de serviço da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) que esta unidade vai encerrar.
A notícia apanhou de surpresa os profissionais desta maternidade, que aguardavam a solução em análise pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), a que pertence a MAC.
O destino da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) deveria ser conhecido em breve, já que o assunto é abordado na carta hospitalar, elaborada pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que será conhecida no próximo dia 15.
Na quarta-feira, o ministro da Saúde, após ser ouvido na Comissão Parlamentar de Saúde, disse aos jornalistas que o destino da MAC ainda não estava definido, admitindo que o conhecimento dos profissionais desta instituição era o mais importante, independentemente da sua localização geográfica.
Hoje, o Bloco de Esquerda denunciou na Assembleia da República o encerramento desta unidade de saúde, lembrando que a MAC é "a maior e mais diferenciada maternidade do país, aquela que realiza o maior número de partos e que reúne os recursos humanos e técnicos mais sofisticados no domínio da saúde da mulher e da neo-natologia".

Nenhum comentário: