08/03/2012

A eletricidade que vem do petróleo!



A eletricidade que vem do petróleo

        Ao utilizar os resíduos, refinarias da Petrobrás garantem energia elétrica para abastecer suas unidades e até vender a produção excedente.
       No momento em que o Brasil sofre com o impacto da crise energética e com a possibilidade de apagões, refinarias da Petrobrás mostram que estão ajudando a lançar uma luz sobre a questão. A principal função de uma refinaria é transformar o petróleo bruto em produtos como gasolina e óleo diesel. Graças a novas tecnologias desenvolvidas pelo o centro de pesquisa da Petrobrás aplicadas no processo produtivo das refinarias, algumas unidades já começaram a produzir também energia elétrica suficiente para o consumo interno de seus complexos industriais. Quando há potencial energético excedente, ele ainda pode ser vendido para as concessionárias que abastecem a região.
Adicionar legenda
       A energia que alimenta as refinarias é resultado de um subproduto dos processos de refino. Em especial o FCC, sigla inglesa para craqueamento catalítico fluido, o mais importante método de conversão do petróleo pesado para produtos leves das refinarias modernas. Durante essa operação, o óleo em sua forma natural passa por um processo de destilação. A técnica começou a ser utilizada no inicio dos anos 40 para atender as necessidades de consumo de gasolina na Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário: